Monday, April 26, 2010

Você Está Preparado Para Uma Reforma Imigratória Nos EUA?

O presidente Obama disse na sexta-feira (23 de maio) que a proposta de lei do Arizona, a qual diz que ser um imigrante ilegal é uma ofensa ao estado, representa "irresponsabilidade" daquele estado. E disse que já solicitou à sua administração para analisar a lei e ver se a mesma viola os direitos civis



O presidente, falando em uma cerimônia de naturalização de duas dezenas de soldados imigrantes que hoje fazem parte do exército americano, disse que o fato do Arizona estar agindo por conta própria é prova de que o Congresso precisa aprovar um projeto amplo para legalizar os imigrantes ilegais a nível nacional. 


"Nosso fracasso em agir de forma responsável a nível federal, só vai abrir a porta para a irresponsabilidade de outros, o que inclui, por exemplo, os recentes esforços no Arizona, os quais  ameaçam minar noções básicas de justiça que nós estimamos como americanos, bem como a confiança entre a polícia e as nossas comunidades, que é tão crucial para manter a nossa segurança ", disse o presidente. 


Obama, que esta semana fez chamadas telefônicas a cinco republicanos, procura recrutá-los para participar na escrita de um projeto de lei. Na sexta-feira chamou 11 atuais senadores republicanos que votaram no passado para um projeto de legalização da imigração, e disse que está esperançoso, acredita que eles vão apoiar o esforço novamente. 


A proposta do Arizona, que já passou pelo legislativo e está aguardando uma decisão do governador Jan Brewer para assiná-la, daria o poder à polícia para verificar o status legal daqueles que acreditam estar no país ilegalmente. Os críticos dizem que vão encorajar perfis, mas defensores dizem que é um passo de lei e ordem. 


Ms. Brewer tem até sábado, dia 1o. de maio, para decidir se vai assinar a medida, vetá-la ou permitir que ela se torne lei sem a sua assinatura. 
No passado, os republicanos e democratas  trabalhavam em conjunto sobre o assunto, mas este ano a cooperação secou


O senador Lindsey Graham, republicano da Carolina do Sul, vem trabalhando com o senador Charles E. Schumer, democrata de Nova York, em um projeto de lei - mas nenhum outro republicano aderiu ao esforço. 


Vários republicanos, que lideraram esforços no passado - inclusive os senadores John McCain e Jon Kyl, do Arizona, o qual liderou as contas de 2006 e 2007, respectivamente, disseram que não há um consenso neste ano, e argumentam que as fronteiras ainda não são seguras o suficiente para contemplar uma legalização.


Fica aqui minha visão, talvez minimalista do que creio ser a realidade vivendo neste país a quase 11 anos...
Os imigrantes continuarão a "invadir" as fronteiras americanas, seja entrando pela "porta do fundo" (atravessando fronteiras de forma ilegal) ou pela "porta da frente" (pelos aeroportos e portos).



Continuarão a vir em busca de sonhos ou fuigindo de agluma situação insustentável em seus países de origem, sejam estes problemas pessoais, ou sociais. Porém continuarão a vir e ao chegar aqui terão que trabalhar, e irão...


Com certeza a preoucupação das autoridades americanas é legítima e os esforços para que esta situação seja organizada devem ser feitos.
Os Estados Unidos já não sustentam a anos o que muitos vieram buscar aqui..."o Sonho Americano...", inclusive para o próprio americano.


A população imigrante deste país precisa e deve estar unida para legitimar uma situação organizada ao status de todos aqueles que estão aqui trabalhando, colhendo e plantando frutos que definitivamente corroboram para o crescimento deste país.



A soolução não é brigar, levantar conflitos e ser radical contra esta situação imigratória, mas ao contrário é necessário cada vez mais, conscientizar e diminuir as críticas em relação ao que esta sendo feito ou deixando de ser feito.

Mais ainda creio que devemos deixar esta posição de coitados e devemos partir para conhecer melhor como tudo funciona para que possamos sim levar mais ideias e quem sabe soluções aos congressistas deste país para que uma solução boa para ambos, imigrantes e americanos, seja traçada e colocada em prática.



Você está preparado para uma reforma imigratória nos EUA?





No comments: