Saturday, October 2, 2010

Video Games, Computadores, Televisão E A Morte Precoce Dos Seus Filhos

Esta manhã estava sentado em meu confortável sofá tomando meu café que tinha acabado de ser feito e o aroma era perfeito.
O ambiente era incomparável, manhã de primavera lá fora. Um dia lindo com um sol brilhante aparecendo entre as árvores que cercam a varanda do apartamento localizado no 3o. andar do apartamento onde moro.
Como de costume liguei a tv para “passear” por alguns canais interessantes que sempre assisto...em um deles estava passando um programa que me chamou a atenção pela “chamada” da propaganda...

O título do programa era: “Too Fat For 15: Fighting Back”
Na propaganda dizia assim: “The first generation that will probably live less than their parents.”
Uau! Você paraou para refletir sobre o que isso signinfica?
Nossos filhos, sobrinhos, filhos de amigos...garotos e garotas entre 10 e 17 anos que possivelmente serão enterrados pelos próprios pais!
Não por motivos relacionados a drogas, álcool, criminalidade desenfreada, mas por negligência nossa. Negligência dos próprios pais.
Este programa mostra a “internação” de adolecentes que em um “Camp” de auxílio para controle e readequação alimentar re-aprendem a como se alimentar, como se exercitar ou em alguns casos aprendem como fazer pela primeira vez.

Estamos falando de criancas de 11 anos com 80kg, adolecentes com 130kg a jovens adultos com 200 a 300kg.
O que eles tem em comum fora o excesso de peso que dia após dia está limitando suas vidas?
Pais, mães, irmãos, familiares e amigos que os “ajudaram” a chegar à este estado de morbidês!
Após anos sendo mal orientados dentro de casa e alimentados de forma incorreta, incentivados a brincar com seus video games e a ficar horas à frente dos computadores e televisões ao invés de praticarem esportes e atividades ao ar livre, essa geração de gênios e prodígios corre um risco real de não chegar a idade adulta capazes de sobreviver ao legado que os próprios pais começaram em suas infâncias a lhes deixar...passeios de carro à restaurantes “fast food”, tardes inteiras e finais de semana sentados com seus amados filhos ao sofá brincando com seus video games e comendo delícias compradas nos supermercados da cidade...tudo porque lá fora está muito quente, ou porque está muito frio, ou porque chove...

Várias são as desculpas que nós pais temos para não acompanhar aqueles que dizemos serem o nossos tesouros...nossos filhos, em atividades ao ar livre, não somente um ou dois dias na semana, mas em nos comprometermos em participar de suas vidas diariamente, procuando orientar e acompanhar o que os nossos filhos fazem e do que se alimentam.
Todos sabemos do paradoxo que cerca a vida de cada ser humano neste mundo:
- Ao nascermos começamos a morrer, a cada dia que passa nosso corpo envelhece mais um pouco nos dirigindo para a morte deste corpo material que Deus nos deu.

Mas também é certo que o nosso "corpo é templo do Espírito Santo de Deus”.
Pais, sejam fonte de vida para seus filhos...vida espiritual, vida emocional vida física.
Assuma a responsabilidade pela vida dos seus filhos, a vida que Deus conedeu a você para proteger, cuidar, educar e preparar para quando você não mais estiver por perto.
Sandro O Teixeira